A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou uma operação, nesta sexta-feira (14), que mira influenciadores apontados como responsáveis por provocar um incêndio no Parque da Prainha, que é uma área de preservação ambiental na Zona Oeste da capital fluminense.
Segundo a investigação, os suspeitos em um carro pararam próximo ao parque e soltaram rojões de morteiros em direção à área de vegetação para promover rifas ilegais divulgadas em suas redes sociais quando ocorreu o incêndio. Eles saíram do local sem acionar as autoridades.
Testemunhas denunciaram o caso ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Núcleo de Defesa Florestal, que procurou a Polícia Civil e iniciou a investigação.
Pelo menos três influenciadores já foram identificados pela polícia, um deles é Nando Rocha, que possui mais de 700 mil seguidores nas redes sociais. Ele costuma fazer vários vídeos divulgando rifas. Ele compareceu à delegacia e declarou que as rifas não são ilegais e que houve um incêndio no local no dia anterior da gravação.
O incêndio florestal de grandes proporções devastou uma área de 45.248m2 de Área de Preservação Ambiental de bioma da Mata Atlântica, o equivalente a quatro campos de futebol.