A Polícia Federal e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) cumpriram mandados de prisão contra 4 policiais civis acusados de tráfico de drogas com a maior facção criminosas da capital fluminense: o comando vermelho.
A Operação Drake prendeu os policiais civis na manhã desta quinta-feira (19), acusados de venderem 16 toneladas de maconha para a facção.
Depois de escoltarem o caminhão até a Cidade da Polícia Civil - endereço que reúne delegacias especializadas na zona norte da capital fluminense -, os policiais civis negociaram, por meio de um advogado ligado aos traficantes, a liberação da carga e do motorista, recebendo propina para isso.
Após o pagamento, três viaturas da delegacia escoltaram o caminhão com a droga até os acessos de Manguinhos, comunidade da zona norte dominada pela principal facção criminosa do estado. Em seguida, as 16 toneladas foram descarregadas pelos criminosos.
Um advogado também foi preso na operação. Um dos endereços onde os agentes da PF foram é a Cidade da Polícia, na Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas.
A apuração foi feita pelo Grupo de Investigações Sensíveis da PF (Gise/RJ) e pela Delegacia de Repressão a Drogas (DRE/PF/RJ).
Os policiais civis presos foram levados para a sede da PF, na região portuária do Rio. Em nota, a Polícia Civil informou que a corregedoria da corporação apoiou a ação para o cumprimento das ordens judiciais e “está instaurando processos administrativos-disciplinares”.