O Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD), da Secretaria de Estado de Polícia Civil (SEPOL) do Rio de Janeiro, realiza nesta quarta-feira (23) uma operação contra a maior facção criminosa do estado.
A “Operação Mercador de Ilusões” combate lavagem de dinheiro e é feita em conjunto com as Polícias Civis de diversos estados. Os alvos são acusados de lavar R$ 3 bilhões do tráfico de drogas, em três anos.
Vídeo: Operação contra maior facção criminosa do RJ
São 40 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão temporária expedidos pela 1ª Vara Especializada do Crime Organizado (TJ-RJ) com atuação do GAECO/MP-RJ. Mais de 150 policiais civis e 54 viaturas estão sendo utilizados para o cumprimento dos mandados.
Movimentações financeiras a partir da Comunidade do Brejal, Complexo do Salgueiro em São Gonçalo (RJ), integram engenharia financeira de lavagem de dinheiro.
Durante a investigação descobriu-se complexo esquema, através de rede muito bem estruturada por todo o território nacional, que se utiliza de interpostas pessoas ("laranjas") com o uso de contas bancárias de pessoas jurídicas com atividades de importação e exportação e empresas de transporte rodoviário de cargas. Muitas delas empresas de fachada.