ONU prevê aumento da fome em países pobres com guerra na Ucrânia

Cerca de 70% do trigo que programas da ONU compram para distribuir para os países mais pobres do mundo vem da Rússia e da Ucrânia

Por Jamil Chade

A ONU prevê que guerra na Ucrânia e sanções ameaçam gerar fome e crise em países pobres. “É uma guerra que acontece no Leste da Europa, mas tem repercussão global. Juntas, Rússia e Ucrânia fornecem 70% do trigo que os programas da ONU compram para distribuir para os países mais pobres do mundo”, explica o correspondente da Band, Jamil Chade. 

Países como Haiti, Líbano e vários países africanos e asiáticos dependem dos programas da ONU, para poder alimentar as suas populações. O Programa Mundial de Alimentação compra e distribui toneladas de alimentos para aos países mais pobres do mundo e foi vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2020.

“Se falta um produto quando você vai comprar ele está mais caro. Diante da crise internacional, isso significa também que vai faltar comida”. Jamil ainda alertou que ainda há o risco de faltar outros produtos agrícolas, que Rússia e Ucrânia fornecem. “A globalização é excelente e fundamental, mas também mostra essas vulnerabilidades. Uma região afetada por uma guerra acaba gerando impacto global”. 

Mais notícias

Carregar mais