O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para a onda de calor que deve persistir em dez estados até quinta (22). Além das temperaturas acima da média, o tempo seco e a qualidade do ar também preocupam nesse período.
“A estação seca começou em abril, então é natural que a gente tenha uma onda de calor um pouco antecipada também. Nos últimos dias, nós tivemos umidade abaixo de 12% em várias localidades. Lembrando que isso potencializa a propagação de incêndios, por exemplo”, explica Anete Fernandes, meteorologista do Inmet.
Entre as capitais, Cuiabá (MT) pode registrar um novo recorde de temperatura nesta terça-feira (20) com 42°C – superando a máxima histórica do mês de 41°C, registrada na semana passada.
Já em Teresina (PI), a expectativa é que os termômetros marquem 38°C na quarta (21), ultrapassando o recorde anterior do ano de 37,4°C, de 5 de fevereiro. Em Minas Gerais, mais de 200 cidades estão em alerta.
Nesse cenário, é sempre importante reforçar alguns cuidados básicos, principalmente para quem já sofre com problemas respiratórios.
“Tomar bastante líquido, deixar o ambiente bem arejado, janelas abertas, evitar o uso de cortina, tapetes, que são objetos que acumulam poeira. E, se for necessário, lavar o nariz com soro, se tiver ressecamento ou sangramento nasal", orienta a pneumologista Sarah Veiga Medrado.