Onda de calor deixa 13 estados e o DF em alerta vermelho

Temperaturas podem passar de 40ºC em vários pontos do país

Da redação

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) atualizou o alerta de “nível vermelho” por conta da onda de calor que atinge vários estados brasileiro. Agora, são 13 estados, além do Distrito Federal: Amazonas, Rondônia, Pará, Tocantins, Bahia, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, todos em estágio de “grande perigo” até a próxima sexta-feira (17), com temperaturas que podem passar de 40ºC. 

Segundo o Alerta Rio, serviço de meteorologia da Prefeitura, a sensação térmica na capital fluminense chegou a 52,7 graus Celsius (°C) às 8h em Guaratiba, na zona oeste da cidade. Essa foi a maior sensação de calor registrada na cidade até as 8h30 desta segunda-feira (13). A temperatura mais alta no começo da manhã também foi registrada em Guaratiba: 36,4°C às 8h30.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) ainda alerta para a possibilidade de incêndios em vegetações, principalmente no Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste, que sofrem também com a baixa umidade do ar.

INMET alerta para ventania, chuva e cheias de rios no Sul do país

Há grande perigo para acumulados de chuva para quase todos os municípios do Rio Grande do Sul. A previsão do órgão é de chuvas acima de 100 mm/dia, com grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, além de potenciais deslizamentos de encostas. Em Santa Catarina, há em vigor um alerta amarelo, que indica "perigo potencial" para os municípios do estado.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.