O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) atualizou o alerta de “nível vermelho” por conta da onda de calor que atinge vários estados brasileiro. Agora, são 13 estados, além do Distrito Federal: Amazonas, Rondônia, Pará, Tocantins, Bahia, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, todos em estágio de “grande perigo” até a próxima sexta-feira (17), com temperaturas que podem passar de 40ºC.
Segundo o Alerta Rio, serviço de meteorologia da Prefeitura, a sensação térmica na capital fluminense chegou a 52,7 graus Celsius (°C) às 8h em Guaratiba, na zona oeste da cidade. Essa foi a maior sensação de calor registrada na cidade até as 8h30 desta segunda-feira (13). A temperatura mais alta no começo da manhã também foi registrada em Guaratiba: 36,4°C às 8h30.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) ainda alerta para a possibilidade de incêndios em vegetações, principalmente no Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste, que sofrem também com a baixa umidade do ar.
INMET alerta para ventania, chuva e cheias de rios no Sul do país
Há grande perigo para acumulados de chuva para quase todos os municípios do Rio Grande do Sul. A previsão do órgão é de chuvas acima de 100 mm/dia, com grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, além de potenciais deslizamentos de encostas. Em Santa Catarina, há em vigor um alerta amarelo, que indica "perigo potencial" para os municípios do estado.