Números da guerra: Ucrânia tem 660 mil refugiados e 130 civis mortos

ONU também divulgou que a Rússia já prendeu mais de 6 mil russos que protestaram contra a ação do presidente Vladmir Putin

Da redação

A Organização das Nações Unidas (ONU) já contabiliza 660 mil refugiados e 130 mortos civis ucranianos, conforme dados divulgados na manhã desta terça-feira, 1º, em reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, Suíça. O colunista de assuntos internacionais da Band, Jamil Chade, atualizou as informações. 

Ao contrário da ONU, o governo da Ucrânia estima 352 óbitos de civis. Segundo a organização internacional, se a tendência de deslocamento continuar, a Europa viverá a maior crise de refugiados do século XXI. Até ontem, o total de refugiados somava 500 mil. 

A ONU projeta entre 4 e 5 milhões de refugiados ucranianos. Já as estimativas da União Europeia são maiores, 7 milhões.

A organização também atualizou o número de pessoas presas na Rússia por protestarem contra a decisão de Moscou de invadir a Ucrânia, que são 6 mil.

Este é um êxodo, sobretudo, formado por mulheres e crianças. Homens de 18 a 60 anos foram convocados para defenderem a Ucrânia contra as forças russas, logo, não podem deixar o país. Ao contrário de outras crises de refugiados, a União Europeia recebe os ucranianos de braços abertos.

Mais notícias

Carregar mais