O número de furtos na região da cracolândia, centro de São Paulo, cresceu quase 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Só nos primeiros sete meses de 2023, foram registrados mais de 7 mil casos.
No 3º Distrito Policial, em Campos Elísios, que investiga os crimes que acontecem na área, foram 4.398 casos contabilizados entre janeiro e julho deste ano – um aumento de 3,5% na comparação com o mesmo período do ano passado.
A delegacia de Campos Elísios engloba a rua dos Gusmões e as avenidas Rio Branco e Duque de Caixas, onde estão concentrados os grupos de dependentes químicos nos últimos meses.
Para tentar solucionar o problema, o poder público vem tentando alternativas. Para aumentar a segurança no centro da capital, a prefeitura de São Paulo deve aumentar a remuneração dos policiais que trabalham em dias de folga.
Um projeto de lei que propõe um aumento entre 20% e 30% aos agentes também será enviado à Câmara Municipal até o fim desta semana.
Isenção do IPTU
Além disso, está na Câmara uma proposta de isenção do IPTU em ruas próximas à cracolândia. Por ampla maioria, os vereadores aprovaram o projeto na primeira votação.
Segundo o texto, imóveis de seis ruas próximas à Cracolândia receberão isenção de IPTU pelos próximos dois anos: Guaianazes, dos Gusmões, Protestantes, Conselheiro Nébias, General Couto de Magalhães e Vitória. A isenção vale para 947 imóveis comerciais e residenciais.