Uma mulher teve o perfil excluído do TikTok após ter explorado imagens de dependentes químicos da Cracolândia, centro de São Paulo, em uma live realizada na plataforma. Na ocasião, a responsável pelo perfil prometeu 'jogar moedas' nas pessoas quando atingisse a marca de 10 mil seguidores.
Durante o vídeo, é possível perceber o momento em que a dona do perfil atira as moedas quando chega a de 10 mil seguidores. Em seguida, ela dissemina uma fake news quando afirma que os usuários de drogas presentes no local recebem um auxílio chamado ‘bolsa crack’, do Governo federal. O perfil foi banido da rede social.
Recentemente, o TikTok passou a remunerar criadores de conteúdo. O recurso em lives permite que os espectadores apoiem seus criadores favoritos, enviando ‘presentes virtuais’ que podem ser trocados por dinheiro.
Em resposta à Band, o TikTok confirmou a exclusão do perfil em questão e afirmou que a medida foi tomada a fim de garantir que a plataforma “não seja usada para que se aproveitem de pessoas vulneráveis”.
“Nós levamos extremamente a sério a responsabilidade que temos em proteger a integridade da plataforma e da nossa comunidade, e temos o compromisso de combater comportamentos de exploração humana. Estamos comprometidos em defender a dignidade humana individual e garantir que nossa plataforma não seja usada para que se aproveitem de pessoas vulneráveis. Atuamos imediatamente e de forma rigorosa para remover contas que violam nossas Diretrizes da Comunidade assim que identificadas”, diz o comunicado.