Mulher negra é vítima de racismo em shopping de São Paulo

Imagens de câmera de segurança mostram a acusada imitando um macaco

Por Estele San Juan

Uma mulher é acusada de injúria racial em um shopping em Cotia, na Grande São Paulo. Imagens gravadas por uma câmera de segurança mostram a mulher imitando um macaco e discutindo com duas moças negras. O caso aconteceu no último sábado (8).

Segundo a polícia, a vítima Erika Maria Fernandes dos Santos disse que ela estava em um dos ambientes do shopping, no momento em que a agressora começou a olhar fixamente. Após a vítima ir ao banheiro, a mulher foi até o namorado de Erika, e reclamou sobre o fato dela ser uma mulher branca e estar rodeada de pessoas negras.

Após o retorno de Erika à sua família, a agressora fez gestos racistas, imitando um macaco pelas costas das vítimas. Após os gestos, a criminosa partiu para cima da família proferindo xingamentos racistas.

“Primeira coisa que ela fez, foi tocar no meu ombro e olhar para mim. Depois ela me falou que eu era linda e corajosa. Eu não entendi muito bem, mas agradeci. Chega a ser inacreditável o racismo. Decidimos fazer esse vídeo para dizer que dói sim, mas que não vamos nos calar, porque isso tem que acabar”, disse Erika.

Confira no vídeo abaixo:

Até o momento, a criminosa não foi identificada. O caso foi registrado como preconceito de raça ou de cor pela delegacia eletrônica. O 2º DP de Cotia deve prosseguir com as investigações.

O Shopping Open Mall The Square divulgou uma nota dizendo que “está investigando o caso de preconceito racial”. Também informou que “a vítima registrou um boletim de ocorrência online e foi orientada a comparecer até uma unidade policial para prestar mais informações sobre o caso. ” Por fim, o shopping disse que “não compactua e repudia qualquer ato discriminatório”.

Mais notícias

Carregar mais