A morte de um homem eletrocutado na cidade de São Paulo chama a atenção para um risco cada vez mais comum nos temporais. O que se deve fazer quando se deparar com um cabo de alta tensão na rua caído em cima do carro?
O carro em que o casal estava foi atingido por um cabo de alta tensão que se rompeu com a queda de um galho. Chovia muito.
Os pneus de um carro funcionam como isolante elétrico quando há contato com fios de alta tensão ou mesmo raios. Mas neste caso, houve um princípio de incêndio, o motorista se assustou, desceu, e recebeu a descarga elétrica. João José da Silva, de 63 anos, foi eletrocutado quando saiu do veículo. A mulher dele, que ficou dentro do carro, foi socorrida e passa bem.
“Se a gente sai do carro, se abrir a porta tocando no veículo, pisar no chão, nesse momento cria um caminho para essa corrente elétrica chegar até o solo e o caminho será você mesmo”, disse o engenheiro eletricista Juliano Gonçalves.
O engenheiro eletricista diz que, em caso de queda de cabo de alta tensão, o correto é ficar dentro do carro desligado e sem tocar em nada metálico. E que, se for absolutamente necessário sair, como em caso de incêndio, tem que seguir uma regra.
“Abrir a porta do carro e com os pés juntos, saltar. Então, o salto é para fora do carro sem encostar ao mesmo tempo, no carro e no chão, por isso o solto. De dentro do veículo, você salta com os pés juntos”, declarou.
Situações de risco envolvendo cabos de rua têm se tornado cada vez mais comuns devido à força das tempestades. Em São Paulo, o Corpo de Bombeiros registrou mais de 400 chamados para quedas de árvore em dois dias.