Morre o cineasta francês Jean-Luc Godard aos 91 anos

Jean-Luc Godard foi um ícone do cinema e um dos principais idealizadores do movimento artístico Nouvelle Vague

Da redação

Morreu nesta terça-feira (13) o cineasta francês Jean-Luc Godard aos 91 anos. A informação foi divulgada pela esposa do diretor, Anne-Marie Mieville, por meio de nota à imprensa francesa. Godard recorreu ao suicídio assistido. 

Jean-Luc Godard foi um ícone do cinema e um dos principais idealizadores do movimento artístico Nouvelle Vague, entre o final da década de 1950 e início dos anos de 1960. O movimento tinha como algumas das características o plano sequência e diálogos improvisados, o que influenciou na estética do cinema mundial. 

No Brasil, Godard ficou famoso quando o seu filme “Je Vous Salue, Marie” (Ave, Maria) foi censurado em 1986 pelo presidente José Sarney. A obra que fazia uma releitura para os tempos modernos da vida da Virgem Maria, foi considerada uma afronta aos ensinamentos da fé cristã.

O presidente francês, Emmanuel Macron, se pronunciou sobre a morte do cineasta. “Estamos perdendo um tesouro nacional, um olhar de gênio”, comentou ele em uma rede social. 

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.