Manifestantes colocam fogo nas ruas após ultradireita vencer 1º turno na França

Os protestos aconteceram após a vitória do partido de extrema-direita Reunião Nacional (RN), de Marine Le pen

Da redação

Após os resultados iniciais do primeiro turno das eleições legislativas na França, neste domingo (30), dezenas de manifestantes realizaram uma noite de protestos na capital do país. O grupo ateou fogo em lixeiras, barricadas e disparou fogos de artifício contra a polícia de Paris, que revidou com bombas de gás lacrimogêneo.

O partido de extrema-direita Reunião Nacional (RN), de Marine Le Pen, foi apontado como o vencedor com 33% dos votos, de acordo com os resultados oficiais, divulgados nesta segunda-feira (01).

A votação não foi favorável ao presidente Emmanuel Macron, que convocou as eleições antecipadas após ter sua chapa derrotada pelo RN no pleito para o Parlamento Europeu, no início do mês de junho.

A possibilidade do RN ganhar o poder nesta semana, quando ocorre o segundo turno, dependerá de acordos políticos feitos pelos partidos rivais; no passado, partidos de centro-direita e centro-esquerda se uniram para manter o RN fora do poder.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.