Mais de mil crianças foram resgatadas de trabalho infantil no Brasil em 2023

Mato Grosso do Sul lidera a lista dos estados com mais ocorrências

Por Maira Di Giaimo

Mais de mil crianças foram resgatadas de trabalho infantil no Brasil em 2023
Mato Grosso do Sul lidera a lista dos estados com mais ocorrências: são 124 resgatados
Agência Senado

Pelo menos 1100 crianças e adolescentes foram retirados do trabalho infantil em todo o País neste ano. Esse é um dado parcial do Ministério do Trabalho e Emprego. 

A maior parte dos jovens, cerca de 80%, exercia atividades elencadas na lista das "Piores Formas de Trabalho Infantil", com riscos à saúde.

Ainda de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, entre os meses de abril a junho foram afastadas 416 crianças e adolescente de condições ilegais de trabalho.

Mato Grosso do Sul lidera a lista dos estados com mais ocorrências: são 124 resgatados. Em seguida aparecem São Paulo, com 60 crianças resgatadas, e Minas Gerais, que somou 54 menores resgatados no período. 

Os adolescentes com idade a partir de 14 anos são encaminhados para programas de aprendizagem, onde recebem qualificação profissional e experiência prática em ambiente de trabalho seguro e protegido, com a garantia de direitos trabalhistas e previdenciários, prevenindo o seu regresso ao trabalho infantil e evitando a evasão escolar.

Mais notícias

Carregar mais