Para conhecer a culinária da China de verdade, procuramos um restaurante bem diferente desses chineses que encontramos no Brasil. Comida chinesa, que nada! O negócio é churrasco chinês. Uma churrasqueira no meio da mesa, o macarrão acompanha e nada de picanha. Tem tendão e artéria de boi. A reportagem da Band, que está em Pequim, experimentou.
No local, dá para notar qual é a principal diferença entre a churrascaria brasileira e chinesa. A jornalista Luana Xing, do China Media Group, parceiro do Grupo Bandeirantes, explica que um forno elétrico, como se fosse a nossa churrasqueira, fica na mesa e os pratos são levados à mesa ainda crus.
Na sequência, a garçonete traz os pratos, com a agilidade perfeita para quem está com fome. Na mesa, por exemplo, tem um tipo de amendoim que não tem no Brasil, que é tipo um feijão de soja jovem, explica Luana.
O churrasco cru chega na mesa e tem carnes como frango, mas tem também outras que não foi possível identificar em um primeiro momento. A jornalista conta que é uma espécie de tendão, que fica entre os ossos ou músculos do dorso do boi. Um churrasco bem diferente do nosso, mas dá água na boca.
O tendão não agradou muito visualmente, mas no paladar lembra Ossobuco. Mas, a Band encontrou uma coisa que é igual ao churrasco brasileiro: asinha de frango, por causa do tempero, poderia jurar que era no Brasil. Uma delícia.
Outra coisa também comum na China é o macarrão com churrasco e a aorta do boi, esse, especificamente, não senti gosto de nada. O churrasco chinês está aprovado, mas que saudade de uma picanha.