Lula se reúne com José Múcio após governo enviar PL dos militares ao Congresso

Presidente segue em São Paulo até, pelo menos, quinta-feira (19), quando será submetido a novos exames

da redação com ana weber

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã desta terça-feira (17), o ministro da Defesa, José Múcio, na sua casa em Pinheiros, bairro da Zona Oeste de São Paulo, onde se recupera de dois procedimentos realizados na semana passada

O encontro acontece após o governo federal encaminhar ao Congresso um projeto que altera a lei que dispõe sobre as pensões militares e estabelece uma idade mínima nas Forças Armadas para a transferência à reserva remunerada.

Em recuperação em São Paulo, Lula recebeu na segunda-feira (16) a visita dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais). 

Em entrevista coletiva no domingo (15), o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico do presidente, informou que Lula está de alta hospitalar, mas não de alta médica. Com isso, o petista poderá exercer suas atividades normalmente, mas não poderá realizar exercícios físicos e nem fazer viagens internacionais. 

O presidente continuará na cidade de São Paulo até, pelo menos, a próxima quinta-feira (19), quando passará por exames no hospital Sírio-Libanês, entre eles uma tomografia. 

Lula foi submetido a cirurgia na cabeça

Lula precisou ser hospitalizado devido a uma queda doméstica que sofreu em 19 de outubro, no Palácio da Alvorada. 

Uma ressonância magnética feita no Hospital Sírio-Libanês, ainda em Brasília, mostrou uma hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar. O presidente foi então transferido para a unidade do hospital na capital paulista, onde passou pelo procedimento cirúrgico.

Na quinta-feira (12), dois dias após a cirurgia, o presidente foi submetido a um novo procedimento, para bloquear o fluxo de sangue e reduzir o risco de formação de novo hematoma. Já na última sexta (13), Lula teve retirado o dreno intracraniano que havia sido colocado na primeira cirurgia. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Lula apareceu caminhando ao lado do neurocirurgião Marcos Stavale.

Na mensagem, o presidente escreveu: “Estou firme e forte! Andando pelos corredores (...), conversando bastante, me alimentando bem e, em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira”.

No boletim médico, divulgado no sábado (14), os médicos informaram que o presidente fez apenas exames de sangue. Lula recebeu alta hospitalar neste domingo.

Com informações da Agência Brasil

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais