O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, na manhã desta segunda-feira (16), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em sua casa no bairro de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. A reunião acontece em meio a uma semana intensa de votações importantes no Congresso.
Na pauta, as prioridades são a votação do pacote de corte de gastos apresentado pelo governo federal, que estima economia de R$ 70 bilhões em dois anos, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) e o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). Além disso, a regulamentação da reforma tributária, aprovada na última semana pelo Senado, também deve ser concluída na Câmara.
Em entrevista coletiva neste domingo (15), o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico do presidente, informou que Lula está de alta hospitalar, mas não de alta médica. Com isso, o petista poderá exercer suas atividades normalmente, mas não poderá realizar exercícios físicos e nem fazer viagens internacionais.
Como Lula não recebeu alta médica, o presidente continuará na cidade de São Paulo até, pelo menos, a próxima quinta-feira (19), quando passará por exames no hospital Sírio-Libanês, entre eles uma tomografia.
Lula foi submetido a cirurgias na cabeça durante internação
Lula precisou ser hospitalizado devido a uma queda doméstica que sofreu em 19 de outubro, no Palácio da Alvorada. Ele chegou a São Paulo na madrugada de terça-feira da semana passada, após ter sentido dores de cabeça.
Uma ressonância magnética feita no Hospital Sírio-Libanês, ainda em Brasília, mostrou uma hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar. O presidente foi então transferido para a unidade do hospital, na capital paulista, onde passou pelo procedimento cirúrgico.
Na quinta-feira (12), dois dias após a cirurgia, o presidente foi submetido a um novo procedimento, para bloquear o fluxo de sangue e reduzir o risco de formação de novo hematoma. Já na última sexta-feira (13), Lula teve retirado o dreno intracraniano que havia sido colocado na primeira cirurgia. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Lula apareceu caminhando ao lado do neurocirurgião Marcos Stavale.
Na mensagem publicada nas redes sociais, o presidente escreveu: “Estou firme e forte! Andando pelos corredores (...), conversando bastante, me alimentando bem e, em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira”.
No boletim médico, divulgado no sábado (14), os médicos informaram que o presidente fez apenas exames de sangue. Lula recebeu alta hospitalar neste domingo.
Com informações da Agência Brasil