Lula se reúne com Antony Blinken, secretário dos EUA, em Brasília

Chefe da diplomacia dos Estados Unidos participará de reuniões do G20 e irá se reunir com Javier Milei, em Buenos Aires

Da Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, nesta quarta-feira (21), com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, no Palácio do Planalto, em Brasília. Chefe da diplomacia americana, Blinken também participou das reuniões do G20, bloco que reúne as maiores economias do mundo, no Rio de Janeiro. 

A visita do chefe da diplomacia americana acontece em meio à crise diplomática que envolve Lula e Israel após declarações do brasileiro sobre Gaza e o Holocausto, e o governo israelense ter declarado o petista como “persona non grata” no país. 

O conflito na Faixa de Gaza deve entrar na pauta da reunião. Além disso, segundo o governo americano, Antony Blinken e Lula devem discutir questões bilaterais e globais entre o Brasil e os Estados Unidos. 

Blinken é o secretário de Estado de Joe Biden. O departamento é responsável pela política externa do país, semelhante ao Ministério das Relações Exteriores no Brasil, chefiado pelo ministro Mauro Vieira. 

Segundo o governo americano, o secretário de Estado enfatizará o apoio dos EUA à presidência brasileira no G20 e à realização da Reunião de Ministros das Relações Exteriores do G20 no Rio de Janeiro, à Parceria EUA-Brasil pelos Direitos dos Trabalhadores, à cooperação na transição para energia limpa e às comemorações do bicentenário das relações diplomáticas entre os dois países. 

“Blinken participará da reunião de Ministros dos Negócios Estrangeiros do G20 para envolver os líderes mundiais para aumentar a paz e a estabilidade, promover a inclusão social, reduzir a desigualdade, acabar com a fome, combater a crise climática, promover a transição para energias limpas e o desenvolvimento sustentável. E tornar a governação global mais eficaz”, declarou o governo americano em comunicado. 

Blinken aproveitará a passagem pelo Brasil para ir até Buenos Aires, aonde irá se reunir com o presidente argentino Javier Milei para discutir questões bilaterais e globais, incluindo o crescimento econômico sustentável, o compromisso com os direitos humanos e a governação democrática e o reforço do comércio e do investimento que beneficia ambos os países.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.