O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será submetido nesta sexta-feira (29) a uma cirurgia no lado direito do quadril, em razão de uma artrose na cabeça do fêmur, que é um desgaste na cartilagem que reveste as articulações, o que causa dores e até limitações de movimento.
Lula afirmou durante o programa semanal “Conversa com o Presidente”, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), que sofre com as dores no quadril desde agosto de 2022, durante o período eleitoral e que adiou o procedimento cirúrgico para não transmitir uma imagem fragilizada.
“Durante o processo da campanha, naquela cena que vocês me viam pulando no carro de som, vocês não sabem a dor que eu sentia. Mas eu pulava, porque era preciso animar as pessoas. Se o candidato está lá, de cabeça baixa, ele não passa otimismo para a sociedade”, disse Lula.
O procedimento chamado de artroplastia do quadril será realizado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. A cirurgia, com anestesia geral, deve durar algumas horas, e Lula deve ficar internado até terça-feira (3). Não há previsão de que o vice-presidente Geraldo Alckmin assuma a Presidência da República nesse período.
Após a alta hospitalar, Lula vai para o Palácio da Alvorada, de onde também despachará ao longo de quatro semanas, enquanto se recupera da cirurgia.
Lula também informou que o presidente não fará nenhuma viagem no período de quatro a seis semanas após a cirurgia. O próximo compromisso internacional do presidente será a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no fim de novembro, seguida de uma visita à Alemanha, no início de dezembro.
Cirurgia
Segundo o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), o quadril é uma articulação formada por um conjunto de ossos, músculos e ligamentos que unem a pelve (bacia) ao fêmur (coxa), possibilitando a sustentação de peso do corpo e garantindo um caminhar estável e harmônico.
A cirurgia a que Lula será submetido, chamada artroplastia do quadril, substitui a articulação do quadril doente por uma articulação artificial, conhecida como prótese. A articulação desgastada é substituída por componentes metálicos e plásticos, compondo um novo quadril.
Ainda segundo o Into, o procedimento deve proporcionar o alívio da dor provocada pela artrose; a correção de deformidades; e a recuperação do movimento da articulação, promovendo o retorno às atividades diárias e de locomoção, como sentar, andar, subir e descer escadas.