Lula está ‘absolutamente estável’ após cirurgia de emergência, diz Paulo Pimenta

Segundo o ministro-chefe da Secom, o presidente deve permanecer internado nos próximos dias; segundo o hospital, Lula passa bem

da redação

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação do governo (Secom), Paulo Pimenta, declarou na manhã desta terça-feira (10) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está “absolutamente estável” após cirurgia de emergência no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. 

Segundo o ministro-chefe da Secom, Lula estava indisposto durante o dia de ontem, estava com dor de cabeça no final da tarde e em contato com a equipe médica decidiu realizar uma bateria de exames. Nos testes, realizados em Brasília, foi constatada a necessidade do procedimento cirúrgico. 

Lula foi submetido a uma craniotomia para drenagem de hematoma e a cirurgia transcorreu sem intercorrências. O presidente está bem e é monitorado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“O procedimento ocorreu de forma absolutamente normal, dentro do planejado. O presidente encontra-se internado, vai permanecer internado por mais alguns dias. Mas está absolutamente estável, sob controle”, afirmou Pimenta. 

“Foi importante esse procedimento para que pudesse estabilizar a situação da saúde do presidente, que ele pudesse, então, voltar à atividade o mais rapidamente possível, nós estamos todos acompanhando”, acrescentou.

Cirurgia de emergência após dores de cabeça

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido, na madrugada desta terça-feira (10), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a uma craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências. O presidente está bem e é monitorado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo boletim divulgado pelo hospital, Lula esteve ontem à noite na unidade de Brasília do Sírio-Libanês, para exame de imagem, após sentir dor de cabeça. 

O mandatário encontrava-se em uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), quando começou a se queixar de forte enxaqueca.

Após o fim do encontro, que durou cerca de trinta minutos, o mandatário foi à unidade do hospital Sírio-Libanês. Após a realização de uma ressonância magnética, que mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19 de outubro, Lula foi transferido para a unidade do hospital, em São Paulo, onde passou pelo procedimento cirúrgico.

Um boletim médico atualizado será divulgado agora de manhã. Maiores detalhes serão informados em entrevista coletiva prevista para as 9h, no Hospital Sírio-Libanês, Unidade Bela Vista. O presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados de Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.