Lula convoca chefes dos Poderes para discutir medidas contra incêndios florestais

Segundo o chefe da Secom, Paulo Pimenta, a ideia é tratar a questão das queimadas como ‘tema do Estado brasileiro, com participação de todos os chefes de poderes’

THAYANE MELO

Lula convoca chefes dos Poderes para discutir medidas contra incêndios florestais
Lula e ministros em reunião no Palácio do Planalto
Lula e ministros em reunião no Palácio do Planalto - Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou para a tarde desta terça-feira (17) uma reunião com os chefes dos Poderes para discutir medidas contras incêndios florestais no território brasileiro. 

O encontro, marcado para às 16h30, contará com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Também participam os ministros Rui Costa (Casa Civil), Ricardo Lewandowski (Justiça), Marina Silva (Meio Ambiente), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), e Jorge Messias (AGU). 

"A reunião é para que façam um diálogo a partir desse diagnóstico e possam pensar de forma conjunta um compartilhamento de responsabilidades, à medida que existem ações que vão além da responsabilidade do Governo Federal", detalhou o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. "A ideia é tratar esse tema não como um tema do governo, mas como um tema do Estado brasileiro, com participação de todos os chefes de poderes", disse.

Durante as reuniões de segunda-feira, foi apresentado um diagnóstico detalhado da situação do país. Segundo o Pimenta, uma série de medidas serão anunciadas nesta hoje e implementadas ao longo da semana.

"Foram apresentados todos os dados para o presidente, todas as informações a respeito desse diagnóstico. Existem questões que vão ser medidas provisórias, existem também outras iniciativas que estão sendo debatidas", pontuou.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais