Repórter Lucas Martins detalha resgate em trilha no litoral de SP: ‘História para contar’

Jornalista da Band e mais três pessoas desapareceram em uma trilha que realizavam em direção a Itanhaém, no litoral paulista; eles foram resgatados pelo helicóptero Águia

da redação

O repórter da Band, Lucas Martins, detalhou o resgate após desaparecer em uma trilha que realizavam em direção ao município de Itanhaém, na Baixada Santista. Ele e mais três amigos foram encontrados pelo Helicóptero Águia, da Polícia Militar de São Paulo. 

Eles saíram na manhã de sábado da estrada do Pilaca, em Juquitiba, na Grande São Paulo, e tinham como destino uma fazenda em Itanhaém. Os trilheiros pretendiam chegar ao destino final antes do pôr do sol. Porém, quando chegaram em determinado ponto, viram que não conseguiriam mais seguir o caminho. 

“Estudamos esse percurso por cerca de dois meses, fizemos uma avaliação muito criteriosa, mas algo aconteceu com o GPS e a gente acabou pegando alguns pontos no caminho que não dava mais para seguir adiante, a gente tentou retornar e também não dava mais para seguir”, afirmou Lucas Martins. 

“Quando a gente teve um pouco de sinal, conseguimos mandar uma mensagem para dizer o caminho que estávamos seguindo. Já tínhamos passado para familiares o GPX, todo trajeto que a gente estava fazendo”, acrescentou o jornalista da Band. 

No relato, Lucas Martins reforçou que houve uma mobilização muito grande dos policiais militares e de bombeiros. Eles foram resgatados com auxílio do helicóptero Águia. “Graças a Deus a gente vai voltar em paz para a família. E história para contar”, finalizou o repórter.   

Resgate na trilha

Segundo o 1º tenente Rogério Tricca, do 6º Grupamento de Bombeiros (GB), as vítimas foram resgatadas bem, apenas com escoriações leves em decorrência do percurso. “Eles tiveram que dormir no meio do mato, mas levaram mantimentos suficientes para até dois dias, que era o tempo que poderia durar a caminhada até Itanhaém", disse o policial.

Cerca de 40 policiais militares estavam empenhados no resgate. Além das duas aeronaves do Comando de Aviação da PM, as buscas foram realizadas em solo pelo Canil e Corpo de Bombeiros. Cerca de 11 equipes de bombeiros do Grupamento de Ações em Emergências e Desastres (Gaed), do 6° e 18° GB, se mobilizaram.

Governador de SP se manifesta 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, utilizou as redes sociais para comemorar o resgate do grupo e compartilhou vídeos da operação dos agentes envolvidos na ação. 

“Fim das buscas com final feliz! Os quatro amigos que estavam desaparecidos em uma trilha com destino à Baixada Santista foram localizados e passam bem. Parabéns pelo trabalho”, escreveu o governador nas redes sociais. 

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.