Desde o começo, os debates produziram cenas emblemáticas e se tornaram um dos palcos da democracia. Uma ferramenta fundamental para a decisão do brasileiro nas urnas que continua influenciando o resultado das eleições.
Como diretor nacional de jornalismo, Fernando Mitre esteve no comando dos debates da Band, desde o primeiro, exibido na TV brasileira depois da ditadura.
“O potencial de conflito político total do país estava ali escancarado, depois de 20 anos de ditadura, de ambiente fechado e censura. Então aquilo foi um momento assim, que ninguém vai esquecer, muito menos eu”, afirmou Mitre.
Regras e formatos evoluíram ao longo do tempo. São mais de 50 encontros entre candidatos no currículo. Agora, contados no livro debate na veia, nos bastidores da tv a democracia no centro do jogo lançado esta noite, no Rio de Janeiro.
“Então acho que quando a gente olha para a imprensa, no lado político, a gente não consegue olhar para isso, na vida da sociedade brasileira, e tirar por exemplo os debates que começaram a ser desenhados e articulados e feitos pelo mitre no Grupo Bandeirantes”, afirmou o Direção Geral de Conteúdo da Band, Rodolfo Schneider
E como não poderia faltar, um debate marcou o evento na Associação Brasileira de Imprensa.
O livro revela informações conhecidas e muitas inéditas sobre os bastidores dos grandes embates eleitorais. Uma obra que ao falar de democracia e jornalismo, vai além dos debates que vemos na tv.