Um novo laudo técnico sobre a disputa por terras na região turística de Jericoacoara, trecho da “Rota das Emoções”, no Ceará, pode mudar os rumos da história. O parecer aponta uma série de alterações nos registros de cartório que levaram ao aumento sucessivo do tamanho da propriedade da empresária Iracema Correia, que alega ser dona de 80% do território.
O estudo indica que o tamanho real da fazenda da empresária não abrange a Vila de Jericoacoara, conforme ela reivindica. Em resposta à Band, a Procuradoria Geral do estado (PGE) informou que só se manifestará quando for notificada formalmente e que o laudo ainda não consta no processo.
Entenda o caso
O que hoje é um paraíso turístico frequentado por brasileiros e estrangeiros antigamente era uma vila de pescadores que não tinham nem eletricidade até a década de 1990. Com o passar do tempo, o desenvolvimento estimulou a construção de hotéis, pousadas e restaurantes na área banhada por belas praias.
Documentos expostos por Iracema, datados de 1983, indicam que ela seria dona de 80% do território turístico, o que inclui casas e estabelecimentos comerciais.