Cinco mil pessoas são retiradas de área de risco após erupção de vulcão nas Ilhas Canárias

A erupção do vulcão é até o momento de pequeno porte e não há qualquer alerta de tsunami

Anita Krepp, no Bora Brasil, com Jornal da Band

Cinco mil pessoas foram removidas das áreas de risco, após erupção do vulcão Cumbre Vieja nas Ilhas Canárias, na Espanha. Mais de 120 residências já foram destruídas.

A erupção do vulcão é até o momento de pequeno porte e não há qualquer alerta de tsunami. 

O complexo vulcânico da ilha não entrava em erupção desde 1971. A Ministra do Turismo da Espanha foi criticada por dizer que o vulcão em erupção poderia ser uma “boa oportunidade para atrair visitantes”.

Os cerca de 80 mil moradores de La Palma estão preocupados com a destruição de moradias e comércio e também os gases lançados no ar.

Desde 11 de setembro já existia uma atividade vulcânica que indicava que a erupção estava pra acontecer. Foram 22 mil tremores registrados em 7 dias.

Esse é o único vulcão capaz de gerar algum tipo de erupção com potencial de provocar um tsunami com força suficiente para chegar à costa brasileira. Mas probabilidade de o Brasil ser atingido é baixa, segundo o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.