A primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, publicou na noite desta quinta-feira (5) uma foto com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, após Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, ser denunciado por assédio sexual.
A publicação de Janja foi feita nos stories de sua conta oficial no Instagrama, sem nenhuma mensagem escrita. Na imagem, ela aparece beijando a testa de Anielle, que teria sido uma das vítimas.
As acusações contra Silvio Almeida foram divulgadas pela ONG Me Too Brasil, organização que presta apoio a vítimas de violência sexual, com o consentimento das denunciantes, que “receberam atendimento jurídico e psicológico”. No comunicado, o número de vítimas não foi confirmado e nenhuma delas foi identificada.
Governo reconhece gravidade das denúncias
Por meio de nota, o governo federal reconheceu a gravidade das denúncias de assédio sexual contra o ministro Silvio Almeida e declarou que trata o caso com rigor e celeridade, “como situações que envolvem possíveis violências contra as mulheres exigem”.
Almeida foi chamado para prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias.
Internamente, a avaliação é de que a situação é muito sensível. A Comissão de Ética da presidência também abriu de ofício um procedimento de apuração.
Silvio Almeida nega as acusações
Também em nota divulgada na noite desta quinta-feira (5), o ministro Silvio Almeida repudiou as acusações e as classificou como “mentiras”.
“Quaisquer distorções da realidade serão descobertas e receberão a devida responsabilização. Sempre lutarei pela verdadeira emancipação da mulher, e vou continuar lutando pelo futuro delas. Falsos defensores do povo querem tirar aquele que o representa. Estão tentando apagar a minha história com o meu sacrifício”, disse.