Juan Izquierdo sofreu uma crise de arritmia cardíaca em 2014, quando jogava no Club Atlético Cerro. Na ocasião, passou por exames e, pelo quadro ser leve e sem gravidade, não recebeu nenhuma orientação de restrição para seguir jogando. A informação foi revelada pelo secretário nacional de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá, em entrevista a uma rádio local.
O zagueiro morreu nesta terça-feira (27), cinco dias depois de sofrer uma arritmia cardíaca no Estádio do Morumbi, durante um jogo contra o São Paulo, na última quinta (22). O jogador saiu de ambulância, foi encaminhado ao Hospital Albert Einstein e teve uma parada cardíaca.
O Nacional-URU anunciou a notícia nas redes sociais: “Com a mais profunda dor e impacto em nossos corações, o Club Nacional de Football anuncia a morte do nosso querido jogador Juan Izquierdo. Expressamos nossas mais sinceras condolências à sua família, amigos, colegas e parentes. Todo o Nacional está de luto pela perda irreparável. Juan, você estará conosco para sempre".
Depois, o hospital divulgou um boletim médico: “O Hospital Israelita Albert Einstein informa, com pesar, o falecimento do Sr. Juan Manuel Izquierdo, ocorrido nesta terça-feira, 27 de agosto de 2024, às 21h38, em decorrência de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca”.
Em conversa com a imprensa antes da morte, o presidente do Nacional-URU, Alejandro Balbi, negou que Izquierdo já tivesse algum problema de saúde. “Nunca teve nenhum histórico de problema cardíaco anteriormente. Os exames sempre foram normais, nenhum episódio cardíaco”, disse.
Transporte e velório
O corpo de Juan Izquierdo deverá ser levado a Montevidéu, capital uruguaia, ainda nesta quarta (28). A expectativa é de que seja transportado pela Força Aérea do Uruguai.
O velório deve ser aberto ao público na sede social do Nacional, em Montevidéu, na quinta (29). A informação foi publicada pelo jornal uruguaio El País.