O vulcão Monte Semeru, o mais alto da ilha de Java, na Indonésia, entrou em erupção neste domingo (4) e quase 2 mil pessoas precisaram se deslocar. O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos (PVMBG) elevou o alerta de risco para o nível IV, que significa “cuidado”.
As autoridades locais recomendam que a população mantenha distância de 500 metros dos rios, que não realizem nenhuma atividade no lado sudeste do vulcão e para não se deslocarem em um raio de, pelo menos, cinco quilômetros da cratera/topo do Monte Semeru porque corre o risco de atirar pedras.
No último balanço divulgado pelo governo da Indonésia, não há registro de nenhuma vítima ou feridos, mas órgãos locais continuam nas áreas para fazer resgate, busca e evacuação de pessoas.
A Indonésia distribuiu cerca de 10 mil máscaras de tecido e médicas, e outras 4 mil para crianças, com o objetivo de tentar reduzir os impactos dos riscos à saúde respiratória devido às cinzas vulcânicas.
Há um ano, o mesmo vulcão entrou em erupção e, na época, cerca de 51 pessoas morreram. Em novembro, um terremoto atingiu a região de Cianjur e, até o momento, as autoridades confirmaram a morte de 327 pessoas.