A praia de Malibu é uma das mais famosas e luxuosas dos Estados Unidos. Imagens aéreas mostram a quantidade de mansões que ocupavam a área beira-mar. Os donos? Bilionários, incluindo estrelas de Hollywood. Depois de quase uma semana de incêndios, no entanto, a paisagem paradisíaca sumiu. Quase tudo virou cinzas.
Durante o fim de semana, os bombeiros trabalharam incansavelmente e conseguiram controlar dois focos, mas três seguem ativos – mesmo com aviões e helicópteros jogando água e componentes químicos para conter as chamas.
A previsão do tempo diz que os ventos mais fortes devem persistir até pelo menos quarta-feira (15), atingindo até 112 km/h.
Fogos de artifício podem ser a causa
Mais de cinco mil casas já foram destruídas pelos incêndios. As autoridades agora tentam investigar o que pode ter sido a principal causa do desastre. As hipóteses iniciais apontam os fogos de artifício do Réveillon e a queda de fios da rede elétrica como os possíveis culpados.
A Califórnia fala em até nove meses para que as autoridades consigam limpar toda a área afetada e permitir a volta dos moradores.
Quem são as vítimas
A medida que o fogo for controlado, o número de mortos deve aumentar. Ao menos 24 pessoas perderam a vida até o momento e outras 15 pessoas estão desaparecidas.
Entre as vítimas estão muitas pessoas que não quiseram ou não conseguiram deixar suas casas a tempo. Victor Shaw morreu tentando combater o fogo. Shary conta que tentou salvar o irmão, mas ele resistiu. Queria salvar a casa.
Erliene também não queria deixar para trás o que construiu nos últimos 40 anos. “Está nas mãos de Deus”, disse para a neta.
Rory Sykes, um ex-ator mirim, morreu ao lado da mãe, em um chalé, também tentando apagar as chamas.