O grupo libanês Hezbollah informou nesta quinta-feira (2) que atacou 19 locais simultâneos no norte de Israel, segundo a mídia estatal Al-Manar. A ofensiva inclui ao longo da fronteira entre os países inclui bombardeios em instalações militares.
Nos ataques contra Israel, o grupo libanês utilizou drones explosivos, mísseis guiados e outras armas. Segundo a estatal, dois drones foram empregados na região conhecida como Fazenda de Shebaa, local disputado por Israel e Líbano.
As Forças de Defesa de Israel responderam aos ataques do grupo libanês com ataques aéreos contra alvos Hezbollah, com bombardeios direcionados em regiões do sul do país, aumentando mais a escalada na região.
Os ataques e contra-ataques entre Israel e Líbano acontece às vésperas de um discurso de Hassan Nasrallah, secretário-geral do Hezbollah, em Beirute, previsto para essa sexta-feira (3), que será observado por toda a região. O grupo, assim como o Hamas, é apoiado pelo Irã.
A fronteira Israel-Líbano tem assistido a uma escalada de trocas de retaliações entre o exército de Israel e o Hezbollah, desde o início da guerra em 7 de outubro., O conflito na região já matou mais de 10 mil pessoas.