Com quase 15 mil mortes, guerra no Oriente Médio pode ter acordo de cessar-fogo

O chefe do Hamas disse que um cessar-fogo de alguns dias com Israel está próximo

Da redação

Os números de mortos da guerra no Oriente Médio seguem crescendo. Com mais de um mês de conflito, o número de mortos se aproxima de 15 mil. Um acordo de trégua ainda está muito distante, mas o cessar fogo por alguns dias parece mais próximo. 

O chefe do Hamas disse que um cessar-fogo de alguns dias com Israel está próximo. Ismail Haniyeh disse que o Hamas entregou sua resposta aos mediadores do Qatar, e que estão "perto de chegar a um acordo de trégua" com Israel. O Qatar atua como mediador das negociações. 

O acordo inclui uma trégua de ao menos cinco dias, que implicaria em um cessar-fogo no terreno e limites às operações aéreas de Israel no sul de Gaza. 

Em contrapartida, entre 50 e 100 reféns mantidos pelo Hamas e pela Jihad Islâmica - outro grupo armado palestino - seriam libertados.

Nova lista de repatriados

O Itamaraty fechou uma primeira versão oficial da segunda lista de repatriados da Faixa de Gaza. São 86 nomes, a maioria são palestinos com familiares no Brasil, como avós e irmãos mais velhos.

Este número poderá mudar nos próximos dias já que mais pedidos estão sendo registrados. Todos os nomes até o momento foram checados pelo governo brasileiro. 

A primeira operação de repatriação de brasileiros e palestinos, que estavam na Faixa de Gaza, aconteceu há uma semana.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.