Um deslizamento de terra deixou cinco vítimas em Várzea Paulista (SP), todos de uma mesma família. O casal Ricardo e Tatiane dos Santos, e os filhos Richard, Nicole e Taiane, moravam na casa há 6 anos. Segundo vizinhos, a encosta no fundo do terreno já era motivo de preocupação.
“Algo que já era para ter feito há muito tempo era ter arrumado as árvores para evitar acidente e mortes”, disse a vizinha Marta de Sousa.
A lama que desceu pela encosta atingiu o quarto do fundo da casa. O único cômodo do imóvel atingido e onde justamente a família estava se abrigando, assustada com a chuva.
“Segundo informações de familiares, eles tinham o costume de se reunir no quarto e dormirem todos em um cômodo só. Quando nós encontramos um, nós já encontramos os demais, que estavam todos juntos”, disse o bombeiro Flávio de Sousa.
Cerca de 40 membros do Corpo de Bombeiros trabalharam na busca, que demorou oito horas até ser concluída. O trabalho foi dificultado pelo solo instável e pela chuva, que não parou durante todo o dia.
Outros seis imóveis da mesma região foram interditados devido ao risco de novos deslizamentos. As famílias desabrigadas foram para a casa de parentes, e devem receber aluguel social da prefeitura.