FAB vai abrir bases aéreas de Canoas e Santa Maria para voos comerciais no RS

Medida deve ajudar o estado, que enfrenta a maior enchente da história, a receber doações

da Redação

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que vai abrir as bases aéreas de Canoas e Santa Maria, no Rio Grande do Sul, para operações de voos comerciais. A medida deve ajudar o estado, que enfrenta a maior enchente da história, a receber doações de outras regiões do Brasil. 

Em Canoas, segundo comunicado da FAB, as operações serão divididas em fases. A primeira tem início nesta quarta-feira (08), com a empresa Azul Linhas Aéreas, que vai realizar o primeiro voo humanitário com os mantimentos arrecadados. 

O voo vai partir do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, que é o ponto focal dos insumos recebidos em mais de 500 postos de arrecadação organizados pela companhia. Em seguida, às 12h, passará pela Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, para abastecimento de mais donativos. A aeronave sairá de Guarulhos às 12h e chegará à cidade de Canoas às 15h10.

Na fase 2, que ocorre nesta quinta-feira (09), quatro empresas aéreas e a FAB irão realizar as missões de entrega de mantimentos em cinco horários distintos: 07h, 9h, 11h, 13h e 15h.

Já a fase 3 consiste no transporte de cidadãos gaúchos que se encontram fora do estado, sendo este o primeiro voo com passageiros a pousar na Base Aérea de Canoas.

Aeroporto inundado

A Fraport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, informou que as operações só devem ser retomadas em 30 de maio devido às chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. 

Para cumprir a legislação aeronáutica, a concessionária declarou que emitiu uma “Notice to Airman” com a data, que se trata de um documento, reconhecido internacionalmente, que tem a finalidade de divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas. 

“Este aviso se destina às empresas e instituições relacionadas à aviação e pode ser alterado a qualquer momento. Esclarecemos que não há previsão de retomada das operações”, pontuou a Fraport em comunicado. 

Já a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) comunicou que o aeroporto ficará fechado por tempo indeterminado, com todas as operações suspensas, sem previsão de retomada. “Para a segurança de todos, o terminal de passageiros está fechado”, informou. 

“As associadas ABEAR cancelaram os voos com origem e/ou destino para Porto Alegre e flexibilizaram as regras de remarcação e reembolso. Os passageiros devem entrar em contato com a companhia aérea para remarcação ou reembolso dos bilhetes com origem e/ou destino para a capital gaúcha”, diz trecho da nota. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.