UOL - O melhor conteúdo

EUA e Rússia conversam sobre guerra na Ucrânia e cessar-fogo no Mar Negro

Delegações estão reunidas na Arábia Saudita para discutir uma trégua no conflito no país do leste europeu; EUA também conversaram com os ucranianos

Por Felipe Kieling

EUA e Rússia conversam sobre guerra na Ucrânia e cessar-fogo no Mar Negro
Ucrânia
REUTERS/Alexander Ermochenko

As delegações dos Estados Unidos e da Rússia estão reunidos na Arábia Saudita para tratar um possível acordo de cessar-fogo na guerra, que já dura mais de três anos. 

A conversa entre as duas delegações foca em um possível cessar-fogo no Mar Negro, algo semelhante ao que aconteceu em 2022, quando um acordo foi costurado pela Turquia e pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que a Ucrânia pudesse utilizar o Mar Negro para escoar os grãos que produz. 

Em contrapartida, a Rússia pede a retirada de algumas sanções e a exportação de produtos agrícolas, sobretudo fertilizantes. 

Os Estados Unidos se mostram otimistas, já o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que esse é um processo lento. 

Neste domingo (23), a delegação norte-americana já se reuniu com autoridades de Kiev. O ministro da Defesa da Ucrânia afirmou que a reunião foi bastante produtiva, mas existe um certo ceticismo por parte dos ucranianos, já que depende de Vladimir Putin, que não tem demonstrado interesse em um cessar-fogo. 

Tópicos relacionados

Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar