Policiais civis da Delegacia de Defraudações (DDEF) realizaram, na manhã desta sexta-feira (1º), a operação “Rifa Limpa” contra influenciadores digitais que promovem e divulgam sorteios e rifas ilegais pelas redes sociais. Entre os alvos está a esposa do MC Poze do Rodo, Vivianne Noronha.
Segundo a Polícia Civil, a ação tem como objetivo apreender documentos que comprovem fraudes nos processos de realização das rifas e dos bens sorteados aos supostos ganhadores.
A investigação apurou que o grupo usa processos fraudulentos, com parâmetros do sorteio da Loteria Federal, passando uma aparente impressão de credibilidade e legalidade ao sorteio. Porém, para a polícia, não há nenhum processo de auditagem oficial para checar o real ganhador, já que eles utilizam um aplicativo customizado, gerando “fortes indícios de fraudes”.
“A realização de rifas exige autorização prévia da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (Secap), ligada ao Ministério da Fazenda, e apenas instituições sem fins lucrativos têm permissão para promover esses sorteios”, informou a Polícia Civil.