Embaixada brasileira busca informações sobre gaúcho desaparecido na Ucrânia

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que não possui confirmação sobre "eventual morte"

Por Eduardo Carvalho

A Embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia, segue em busca de informações sobre o brasileiro André Luis Hack Bahi, que teria morrido em um conflito militar. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que não possui confirmação sobre "eventual morte". 

No entanto, em uma rede social, um amigo que estaria lutando com o brasileiro na Ucrânia publicou um texto em referência à morte e em homenagem ao companheiro. "Mais um soldado ânimo, que como outros deu a vida em combate pela liberdade e pela paz, eu não vou deixar seu nome ser esquecido, obrigado por tudo irmão, você está na verdadeira vida agora, a terra é só uma breve passagem perto da eternidade, você cumpriu sua missão com honra."

Nota Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores não possui, no presente momento, confirmação sobre eventual falecimento de cidadão brasileiro em território ucraniano em decorrência do conflito naquele país. 

A Embaixada do Brasil em Kiev segue buscando mais informações sobre o caso e permanecerá à disposição para prestar a assistência cabível, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local. 

Assim como tem feito desde o começo do conflito, o Itamaraty continua a desaconselhar enfaticamente deslocamentos de brasileiros à Ucrânia, enquanto não houver condições de segurança suficientes no país. 

Ressalte-se que, em observância ao direito à privacidade e ao disposto na Lei de Acesso à Informação e no decreto 7.724/2012, mais informações poderão ser repassadas somente mediante autorização dos envolvidos ou de seus familiares diretos. Assim, o MRE não poderá fornecer dados específicos sobre casos individuais de assistência a cidadãos brasileiros. 

Mais notícias

Carregar mais