Egito, China e outros: saiba quais países não comemoram o Ano Novo em 1º de janeiro

Milhões de pessoas ao redor do mundo usam outros calendários, como o lunar

Por Felipe Kieling

Muitos países têm a tradição de comemorar a virada do ano no dia 1º de janeiro, mas há aqueles que não fizeram festa, uma vez que ela é típica do calendário gregoriano e nem todas as civilizações o seguem.

Em nações muçulmanas, como Egito, Marrocos e Síria, o ano novo islâmico é chamado de "hijiri", que marca o início do calendário lunar árabe. Em 2025, a festividade será em 27 de junho.

O ano novo chinês, por exemplo, segue o calendário lunar e a festa ocorre sempre na primeira lua nova do ano, que em 2025 chegará em 29 de janeiro. Apesar disso, os festivais de inverno reuniram milhares de pessoas no norte do país no último dia de 2024.

Outros países mantêm suas próprias tradições. Na Grécia, um coral fez uma apresentação na casa do primeiro-ministro, Kyriakos Mitsotakis.

No Japão, um ritual budista marcou o início de 2025. Sinos dos templos de todo o país foram tocados 108 vezes, em alusão ao número de sentimentos que, segundo a crença budista, desorientam a vida humana. A badalada do sino simboliza purificar esses sentimentos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.