Donald Trump publica mapas com Canadá anexado ao território dos Estados Unidos

Após declarações do republicano, o ex-premiê Justin Trudeau afirmou que ‘não há a mínima chance de o Canadá se tornar parte dos Estados Unidos’

Por Da redação

Donald Trump publica mapas com Canadá anexado ao território dos Estados Unidos
Trump publica mapa com Canadá anexado ao território dos EUA
Reprodução/REUTERS/Cheney Orr/File Photo

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a sugerir que o Canadá deveria ser anexado ao território de seu país. Em publicação nas redes sociais nesta terça-feira (7), o republicano fez postagens de mapas com o território canadense incorporado aos EUA. 

Desde o início da semana, o político deu a entender que essa seria uma alternativa para impedir as tarifas que prometeu impor ao país vizinho. 

Donald Trump fez duas publicações sugerindo a anexação do Canadá. Na primeira, aparece os mapas dos dois países cobertos pela bandeira dos Estados Unidos com a legenda: “Oh Canada”. Na segunda publicação, sem legenda, o republicano mostra os territórios identificados como “Estados Unidos”. 

Veja as postagens abaixo:

Polêmica Trump x Canadá 

O presidente eleito dos Estados Unidos voltou a sugerir que o Canadá deveria ser anexado ao território norte-americano. Nas redes sociais, o político deu a entender que essa seria uma alternativa para impedir as tarifas que prometeu impor à nação vizinha. 

“Se o Canadá fosse anexado aos Estados Unidos não haveria tarifas, os impostos seriam reduzidos e os cidadãos ficariam totalmente seguros da ameaça de navios da Rússia e da China que estão constantemente cercando o país. Juntos, que nação grande nós seríamos”, afirmou ele em sua página na Truth Social.

O comentário acontece apenas algumas horas após o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, renunciar ao cargo e abrir espaço para um novo líder assumir o comando do Partido Liberal.

Em resposta, o ex-premiê canadense informou que “não há a mínima chance de o Canadá se tornar parte dos Estados Unidos”.

Groenlândia e o Canal do Panamá

Donald Trump não descarta a possibilidade de usar a força militar dos Estados Unidos para tomar a Groenlândia e ao Canal do Panamá. A declaração ocorreu em uma coletiva de imprensa em Mara-a-Lago, residência do presidente eleito na Flórida. 

Ao ser questionado por um repórter se ele planejava usar pressões econômicas ou militares para tentar tomar controle das regiões, ele respondeu apenas: “Não posso te assegurar em relação a nenhuma dessas opções. Mas posso dizer que precisamos de ambas para segurança econômica”.

Há semanas, Trrump tem falado sobre seu desejo de anexar novos territórios aos Estados Unidos. Seu filho, Donald Trump Jr., inclusive, viajou à Groenlândia.

O presidente eleito disse que, se a Dinamarca, que controla a região, se recusar a negociar o controle dela, retaliará com medidas econômicas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais