Trump deve ter controle republicano no Congresso e maioria conservadora na Suprema Corte

Em discurso na Flórida, Trump declarou que os norte-americanos deram a ele ‘um mandato poderoso e sem precedentes’

adriana araújo

O republicano Donald Trump venceu a democrata Kamala Harris e se tornará o 47º presidente dos Estados Unidos. Ele voltará à Casa Branca após perder a eleição de 2020 para o atual presidente, Joe Biden. 

A vitória de Trump nos estados de Geórgia, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin já está confirmada. Em outros três estados, Michigan, Nevada e Arizona, ele também está na frente. Então, tudo indica que o republicano terá vencido em todos os estados-pêndulos, que são considerados decisivos. 

A vitória contundente de Trump se torna ainda mais significativa porque as projeções apontam que o partido Republicano conquistou a maioria no Senado, que tinha maioria democrata, e manterá a maioria na Câmara dos Representantes. 

A Suprema Corte dos Estados Unidos também conta com maioria conservadora, de 6 a 3, e já reverteu o direito ao aborto, por exemplo. Agora, em novo mandato, Trump poderá indicar mais juízes conservadores. 

Durante discurso para apoiadores na Flórida, Trump declarou que “os Estados Unidos me deram um mandato poderoso e sem precedentes”.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.