Dia do Cuscuz: o prato típico nordestino que ganhou fãs no país inteiro

Comemorado no dia 19 de março, cuscuz foi reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco

Filipe Peixoto

O dia do cuscuz, comemorado no dia 19 de março, celebra o prato que foi reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Preparado com farinha de milho, água e sal, é um prato típico do nordeste que vem angariando fãs em outras partes do país.

Ele pode ser consumido no café da manhã, com ovos e queijo, no almoço, com outros acompanhamentos, como linguiça calabresa, e também no jantar, com manteiga derretida. Por conta ter um gosto neutro, abraça muitos acompanhamentos, inclusive os doces.

O consumo do cuscuz faz bem para a saúde, por possuir uma quantidade boa de fibras e ser um aliado para aumento da saciedade. Além disso, o cuscuz oferece vitamina A e B1, ácido fólico, ferro, magnésio, zinco, carotenóides e antioxidantes, o que pode auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico.

O restaurante “Tem Cuscuz", localizado na Zona Sul de São Paulo, conta com um cardápio que possui cuscuz salgado, doce, com carne, vegetariano; para todos os gostos. Essa versatilidade foi fundamental para tornar o prato tão popular no Brasil, já que ele se adapta fácil ao paladar. No dia 19 de março, o local vai vender cuscuzes especiais pelo valor de R$0,99

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.