A Defesa Civil de São Paulo reabriu neste domingo (30) o abrigo solidário para pessoas em situação de vulnerabilidade. O local acolheu a população na Estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha do Metrô, no centro da capital.
O espaço tem capacidade para acolher até 100 pessoas por noite e oferece jantar e café da manhã, colchões e cobertores. Segundo a Defesa Civil, até a manhã desta segunda-feira (1º), foram atendidas 60 pessoas, das quais 45 dormiram no local, sendo 41 homens, 04 mulheres e oito pets.
Dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as mínimas tendem a ficar na faixa dos 13°C nesta segunda-feira, em razão da passagem de uma frente fria. Além da queda das temperaturas, algumas regiões poderão registrar pancadas de chuva. Cobriremos com imagens do abrigo.
Orientações à toda população
A queda de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. No frio, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar, de doenças que atacam o aparelho respiratório. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio.
“Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite), é essencial tomar medidas simples como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos”, informou a Defesa Civil.
Não se deve utilizar aquecedores improvisados no interior das residências. Além do risco de um incêndio, a prática pode provocar intoxicação pela inalação dos gases gerados pelo fogo.