Dez crianças, com idades entre 1 e 3 anos, foram levadas ao hospital nesta segunda-feira (21) após terem tido contato com veneno de rato, conhecido popularmente como chumbinho, dentro de uma creche na zona norte de São Paulo (SP).
Segundo informações da unidade, quando perceberam que os alunos estavam passando mal, os funcionários lavaram as mãos das crianças e foram procurar as imagens nas câmeras de segurança para tentar descobrir o que havia acontecido. O veneno estaria espalhado pelo parquinho.
Em nota, a prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lamentou o caso e disse que está prestando suporte às famílias.
“Segundo a direção da unidade, a escola passou por desratização em julho, com instalação de armadilhas em locais sem acesso pelas crianças. Nesta segunda-feira (21), parte do material de uma das armadilhas foi encontrado no jardim e, assim que a equipe escolar tomou conhecimento da presença do produto, fez a retirada, higienização das mãos das crianças e encaminhamento para atendimento médico. Não houve ingestão”, explica o comunicado.
“As 10 crianças foram prontamente atendidas e ficaram em observação, estáveis, no Hospital Municipal Vereador José Storopolli, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), até a manhã desta terça-feira (22). Todas receberam alta hospitalar”, completou.
A Diretoria Regional de Educação (DRE) abriu um processo de apuração.