A Urbia, concessionária que administra o Parque Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, começou a cobrar taxa de assessorias esportivas profissionais e particulares que atuam no local.
Segundo a concessionária, a taxa está dentro da lei e deve entra em vigor ainda este mês, conforme previso no Plano Diretor do parque e no Contrato de Concessão, enquanto as atividades recreativas permanecem gratuitas para os frequentadores em geral.
Na mensagem enviada aos treinadores, a Urbia anunciou a tabela de preços. Os valores variam de R$ 50 a 1.350. Por conta disso, a Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo (ATC-SP) declarou, em nota, que considera a cobrança ilegal e ameaça acionar o Ministério Público contra a cobrança.
“Reafirmamos nossa disposição ao diálogo, com quem quer que seja, e prontos para contribuir com melhorias que beneficiem a todos. No entanto, nosso posicionamento é claro: não aceitamos a cobrança de um valor absolutamente ilegal. Seguiremos firmes para garantir que o acesso aos parques continue gratuito e justo para todos”, escreveu a associação em nota.