Cientistas testam produzir gasolina sem o petróleo

Nova descoberta está sendo testada na Patagônia chilena, com o objetivo de agredir menos o ambiente

César Cavalcante

Já imaginou uma gasolina feita sem o petróleo? A ideia que está sendo testada na Patagônia chilena tem como objetivo não agredir o meio ambiente, fazendo com que a produção de gasolina seja sem o petróleo. O vento abundante da região é usado para gerar energia limpa, necessária ao processo.

O hidrogênio é obtido a partir da água e combinado com o CO2. Com isso, se tem o metanol, que é refinado e usado para produzir a gasolina, sem que nenhum poço de petróleo seja perfurado. 

Leandro Rodrigues Sabes, Head de comunicação da Porsche/BR disse que a “planta produziu neste ano 130 mil litros, a segunda fase pode escalar a capacidade da planta, podendo chegar a 55 milhões nos próximos anos. ” Segundo Leandro, o objetivo é que até o fim da década, seja produzido 550 milhões de litros.

Os automóveis são os principais responsáveis pelas emissões de gases do efeito estufa, vilões do aquecimento global. A nova proposta da gasolina sem petróleo é promissora: capturar CO2 da atmosfera, ou seja, o que já foi poluído, e usá-lo na produção.

O professor da Escola de Engenharia da Mackenzie, Alessandro de Oliveira explica que o processo feito é semelhante ao procedimento do etanol no Brasil. “Produzindo a partir da cana, consigo com isso, usar nos motores a combustão. Queima-se o etanol, produz CO2 e a cana consegue absorver o CO2. Por isso, o etanol é um combustível ecologicamente correto”, completou.

Apesar de ter as mesmas características de uso da gasolina tradicional, a sem petróleo deve ser mais cara, com expectativa de ser vendida a R$ 10, o litro. Uma das soluções é usá-la em misturas.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.