Notícias

Vídeo: cidade em Minas Gerais registra dois tremores de terra em 11 minutos

Abalo sísmico foi registrado em Frutal, no Triângulo Mineiro; o primeiro atingiu 4.0 de magnitude

Por Pedro Corsini

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Um tremor de terra com magnitude 4,0 foi registrado em Frutal, no Triângulo Mineiro, na manhã desta terça-feira (18). O abalo sísmico foi confirmado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). 

Câmeras de circuito interno de casas e comércios registraram o tremor pouco depois das 10h08. Em seguida, às 10h19, ocorreu outro tremor na região, de magnitude 3.2. O intervalo entre eles foi de apenas 11 minutos. 

Segundo a Rede Sismográfica Brasileira, tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil. Em geral, esses pequenos sismos são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre, que "escorrega" devido às pressões geológicas.

Conforme informou o sismólogo da RSBR e do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) Bruno Collaço, desde 2015 já foram registrados 22 pequenos tremores em Frutal, sendo este de 4.0 o maior deles. Desde abril de 2023, há uma sequência de tremores na região, mas com magnitudes menores que 3. 

A Universidade de São Paulo afirma que, apesar do desconforto causado pelos tremores, é pouco provável que eles venham ocasionar problemas maiores. A Defesa Civil de Frutal relatou que o evento foi novidade para todos, causando pânico e curiosidade. 

Tremores foram sentidos no interior de SP

Frutal, em Minas Gerais, fica cerca de 100 km do epicentro, segundo a Defesa Civil de São Paulo, e o tremor foi sentido em alguns prédios e uma escola. O Observatório Sismológico confirmou que não houve reflexos significativos ou riscos para a população local.   

Em nota, o órgão reforça que não houve feridos. O tremor de terra foi sentido na região de São José do Rio Preto, no interior do estado. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.