A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou o número de mortos no estado após a passagem de um ciclone extratropical no estado. Nesta quarta-feira (6), o órgão confirmou 37 vítimas. Outro corpo foi encontrado em Santa Catarina, confirmando 38 mortes na região Sul.
O governador Eduardo Leite decretou estado de calamidade pública e cancelou os desfiles da Independência no estado. O gestor também destacou o empenho dos gaúchos na redução dos danos, além da atuação do governo para reerguer as comunidades mais atingidas.
Segundo a Defesa Civil, até o último balanço geral divulgado nesta quarta-feira (6), eram 79 municípios atingidos somente no Rio Grande do Sul, com 2.319 desabrigados, 3.575 desalojados e mais de 56 mil pessoas afetadas.
As cidades mais afetadas pelo ciclone extratropical estão no norte do estado e as mortes ocorreram, além de Muçum, em Mato Castelhano, Passo Fundo e Ibiraiaras. Por causa da tempestade, diversos municípios da região estão às escuras. Leite afirmou que 180 militares do Exército atuarão no atendimento às localidades atingidas. A corporação também disponibilizará maquinário para ajudar na organização das 12 cidades mais afetadas.
A primeira morte foi registrada em Mato Castelhano, onde um homem dentro de uma caminhonete foi arrastado pela correnteza. Em Passo Fundo, uma das cidades mais castigadas, outro homem morreu eletrocutado após ser atingido por uma descarga elétrica.
Em Ibiraiaras foram duas mortes. As duas vítimas tentaram atravessar de carro uma ponte alagada, mas ficaram presas no veículo, que acabou arrastado. Outra vítima no RS é da cidade de Estrela. Em Santa Catarina, a vítima estava em um carro que foi atingido por uma árvore.
Em Lajeado, uma mulher morreu durante resgate de helicóptero após o rompimento do cabo de sustentação. O policial que a acompanhava, que caiu no Rio, foi resgatado com ferimentos.
O estado vai sofrer com mais chuvas ao menos nesta quinta (7) e sexta (8). Na sexta-feira (8), o avanço de uma nova frente fria vai potencializar a instabilidade e provocar acumulados de chuva de até 100 mm em parte do Rio Grande do Sul, podendo atingir as mesmas áreas impactadas pela chuva dos últimos dias.