Mortes no RS sobem para 178; 34 pessoas estão desaparecidas

Há 10.485 pessoas morando em abrigos e 388.781 estão desalojadas. O nível do Guaíba, em Porto Alegre, deve permanecer acima da cota de inundação nos próximos dias

Bruna Magalhães com Agência Brasil

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou nesta segunda-feira (24) que o número de mortos pelas fortes chuvas que atingiram o estado entre abril e maio subiu para 178. Há ainda 34 pessoas desaparecidas no estado.

O levantamento aponta ainda que 2,398 milhões foram afetadas de alguma maneira pela tragédia climática, em 478 municípios.

Há 10.485 pessoas morando em abrigos e 388.781 estão desalojadas. Algumas famílias já conseguiram retornar para suas casas, após uma limpeza geral, com a retirada dos entulhos e desinfecção geral do imóvel. 

As pessoas podem se cadastrar para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que forem atualizadas.

Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611. Basta interagir com o robô de atendimento enviando um simples "Oi". Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens a serem disparadas pela Defesa Civil estadual.

Nível do Guaíba 

Os cenários de previsão indicam manutenção dos níveis do Guaíba acima da cota de alerta nos próximos dias, com episódios de oscilação e possíveis elevações adicionais em função do efeito dos ventos. A tendência de diminuição para abaixo do nível de alerta é apenas no próximo fim da semana, a depender dos ventos, chuvas previstas e volumes afluentes dos rios. 

No centro, três comportas foram fechadas preventivamente. Seis já estavam fechadas, outras três seguem protegidas com sacos de areia. 

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta preventivo, para as regiões ribeirinhas. Nas últimas 24 horas, o nível do Jacui e do Guaíba apresentaram uma elevação significativa e a atenção deve ser redobrada até pelo menos quarta-feira.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.