As chuvas intensas que caem nesta semana nos três estados da região Sul causam transtornos para milhares de famílias no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Centenas de cidades estão em emergência para enchentes e alagamentos, além de milhares de famílias desabrigadas ou desalojadas.
Em Santa Catarina, o governo pediu atenção redobrada aos moradores das áreas afetadas. No total, são 142 cidades atingidas e 112 em emergência. Em Taió, município atingido por uma das enchentes, transferiu os 240 desabrigados para Pouso Redondo, para centralizar os atendimentos.
As chuvas no estado devem diminuir em volume até o próximo domingo, o que pode auxiliar nos trabalhos para recuperar casas e também atender os desabrigados. No Paraná 4 mil pessoas estão desabrigadas devido às cheias no rio Iguaçu e as enchentes atingem principalmente cidades próximas da capital, Curitiba. A previsão é que a chuva siga forte até a próxima semana.
No Rio Grande do Sul, que já sofreu com diversos ciclones, a situação não é muito diferente. Na região metropolitana de Porto Alegre, a preocupação é com a cheia do lago Guaíba, que estava baixando desde a semana passada.
O estado também se preocupa com as rodovias, que têm nove estradas com trechos bloqueados total ou parcialmente. Duas pontes foram destruídas pelas chuvas, entre Farroupilha e Nova Roma do Sul.