Chuvas no RS: Porto Alegre decreta estado de calamidade pública

Prefeitura da capital gaúcha classifica o desastre como de grande intensidade. Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta para continuidade das chuvas até segunda (6)

Da Redação

Área inundada na região das Ilhas Guaíba, em Porto Alegre
Eduardo Leite/Mauricio Tonetto/Handout via REUTERS

A prefeitura de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, decretou na noite desta quinta-feira (2) estado de calamidade pública na cidade. O instrumento classifica o desastre como de grande intensidade, levando em consideração os parâmetros estabelecidos pelo Ministério de Desenvolvimento Regional.

Na prática, o decreto - baseado em pareceres da Defesa Civil Municipal, Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e no decreto estadual - autoriza a administração a empregar todos os recursos e voluntários na assistência à população e restabelecimento de serviços.

A Defesa Civil de Porto Alegre divulgou um novo alerta nesta quinta-feira, indicando a possibilidade de continuidade das chuvas extremas até o meio-dia de segunda-feira (6). Solicitações emergenciais devem ser feitas por meio do telefone 199, ou junto ao Corpo de Bombeiros (193).

Na noite de quarta (1º), o governo estadual decretou estado de calamidade pública, com reconhecimento do governo federal nesta quinta-feira (2). 

As chuvas no Rio Grande do Sul deixaram ao menos 29 mortos e 60 estão desaparecidos. 154 municípios do Rio Grande do Sul foram afetados por enchentes e deslizamentos decorrentes das tempestades. 

Acolhimento 

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) registra 304 pessoas acolhidas nos abrigos temporários. Destas, 238 estão no Pepsi On Stage - local que concentra, especialmente, a população da região das Ilhas. O Centro Social Padre Pedro Leonardi, na Restinga, recebe 46 pessoas, enquanto o Clube dos Correios, na Ponta Grossa, atende 20.

Educação 

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) informou que as aulas nas escolas da rede municipal permanecerão suspensas nesta sexta-feira (3). Será mantido o regime de plantão para acolhimento de alunos que necessitarem.

Doações 

A prefeitura recebe doações de itens de cama (colchões e lençóis de solteiro, fronhas), roupas e calçados infantis, produtos de higiene e limpeza (sabonetes, escova e pasta de dente, papel higiênico, shampoo, toalhas de banho), água, copos plásticos e pacotes de ração para cães e gatos. Os itens podem ser entregues em, ao menos, oito locais da cidade. Os endereços podem ser conferidos no link.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.