Três pessoas estão desaparecidas após fortes chuvas no estado de SP

Nas próximas horas, o tempo seguirá instável; há condições de rajadas de vento de até 70 km/h para a Grande São Paulo e a Baixada Santista

da redação

Pelo menos três pessoas estão desaparecidas após serem levadas pela enxurrada durante os fortes temporais que atingiram o estado de São Paulo, segundo informação divulgada pela Defesa Civil na manhã desta sexta-feira (25). 

Duas pessoas foram arrastadas na rua Sílvio Noro e na rua Ademar de Barros, em Campinas, no interior de São Paulo, na quinta (24). O outro desaparecimento foi registrado em Jandira, na Região Metropolitana da capital, na quarta (23). 

Em todo o estado, segundo a Defesa Civil, foram registradas quedas de árvores - sendo que duas pessoas tiveram ferimentos leves em Taubaté -, destelhamento de residências, pavilhão de escola e posto de combustível, além de alagamentos. 

Nas próximas horas, o tempo seguirá instável, e há condições de rajadas de vento de até 70 km/h para a Região Metropolitana de São Paulo e na Baixada Santistas. Recomenda-se atenção em áreas mais vulneráveis, pois há risco para transtornos.

Orientações de segurança

• Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
• Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
• No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
• Evite tomar banho durante a tempestade;
• Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
• Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas alagadas;
• Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
• Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.

Receba alertas da Defesa Civil 

A Defesa Civil de São Paulo envia mensagem (SMS) diretamente para os cidadãos. Qualquer pessoa pode se cadastrar, de forma gratuita, para receber alertas de risco de desastres naturais, por mensagens de texto, em seu celular.

Para receber a notificação da Defesa Civil, basta enviar um SMS para o número 40199 com o CEP de interesse.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.